sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Livros





            Muitas pessoas têm preconceito contra livros. Por quê? O livro nunca fez nada contra as pessoas. Pelo contrário! O cara só faz bem!
            Geralmente, as pessoas que escutam com ceticismo você dizer que leu tal livro nunca leu um. Isso é fácil de identificar entre elas: “Ei, quer ler esse livro?” A resposta de um não-leitor é muito diferente de um leitor. Quem lê com freqüência vai dizer que está lendo outro no momento. Quem não lê, diz que não tá com vontade ou que não gosta do autor (o cúmulo!).
            A quem não gosta de ler, eu digo: leia, faz muito bem. Ajuda na hora de escrever; deixa-o mais tranqüilo, mais leve; e também se for preciso um dia ler em público, não passará vergonha, pois já haverá superado o nível de leitura de uma criança da 4ª série, crianças que, hoje, às vezes, superam muitos “estudantes” do ensino médio. Isso é ridículo!
             A quem gosta de ler, continue.
 Aí ao lado direito da sua tela está a lista dos livros que eu li. Quem quiser olhar, pode olhar claro.
Os jovens da atualidade – sobretudo os que vivem com a face defronte ao computador quase o dia todo - não querem mais ler. Não lêem nada, só o que é imposto a eles. A leitura mais agradável é aquela que usa o “internetez”, são “textos” do Orkut e “conversas” do MSN.
Não é porque eu li esses 31 livros que falo desta maneira, pois há quem leu muito, muito mais do que isso. O que eu escrevi foi uma tentativa frustrada de levar os jovens a um caminho melhor.
Um exemplo: várias pessoas para as quais eu mandei o link do Blog pararam de ler no meio ou nem começaram a ler este texto por achá-lo grande. Acham ler uma coisa chata. Isso é certo? Não.


P.S. Quero chegar no 100º!


E só...

6 comentários:

  1. Boa tarde Henrique,
    Gostei muito do seu texto. Em poucas palavras você conseguiu passar uma profunda mensagem. A leitura é de extrema importância para nossa vida em todos os sentidos.
    Parabéns pelo seu blog. Observei o link em uma dessas atualizações do orkut e resolvi acessar e conseqüentemente gostei.

    P.S. Você chegará no 100º!

    ResponderExcluir
  2. rpz, eu sou um cara que vamos dizer, não gosto de ler! mas ás vezes dar uma vontade da poxa! eu na verdade sou um preguiçoso! e eu mesmo adimito, que são as mesmas desculpas: muito grande o livro, e tal. Se eu for dizer quantos livros eu ja comecei a ler, foram vários! mas só terminei 1. Que aliás eu recomendo. Ele é muito bom!!! o nome é: vai que é tua Glanderson! livro do Hélio de la Peña, muito massa. Eu já estava com vontade de ler outro agora, e depois que li sua postagem, realmente eu decidi que vou ler mais!!!

    gostei do blog cara!!! abraço

    ResponderExcluir
  3. Pela primeira vez eu escrevi algo que, de fato, serviu. Agora eu fiquei até feliz, vein !

    ResponderExcluir
  4. Realmente, ler fomenta nosso senso crítico, nos tornando consequentemente bons escritores. É flagrante a capacidade de expressão daqueles que lêem, principalmente quando se tratam de grandiosos pensadores. Notei que todos os livros que você leu, são livros equipados com um conhecimento fascinante. Muito bem!!!

    ResponderExcluir
  5. Yago BMM, obrigado.

    Aliás, já faz um tempo que eu li um livro.
    Estou começando a enferrujar kkkk'

    Mas, nunca pararei.

    ResponderExcluir