domingo, 7 de novembro de 2010

ENEM





            Nos dias 06 e 07 de Novembro de 2010, foram realizadas as provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio - que por hora, não são de muita serventia para o ingresso direto na universidade.
            O ENEM deste ano foi considerado, desde o começo, como inseguro - devido ao escândalo que ocorreu no ano passado – sendo deixado de lado por muitos estudantes, o que foi comprovado pelo alto número de faltas registrado. Para cavar ainda mais o buraco que o ENEM vem cavando, ocorreram erros também neste ano.
            Uma dúvida, que não é apenas de quem vos escreve: 180 questões e uma redação comprovam se determinada pessoa é capaz de ingressar numa universidade? No 1º e 2º dia, os tempos de prova foram 4h e 30 mim e 5h e 30 mim, respectivamente. Será que é um tempo que respeita a condição física de simples (e tão complexos) seres humanos? Não! O ENEM é um exagero, foi criado com o intuito de “melhorar a qualidade do ensino no Brasil”, o que, de fato, é pura conversa fiada. Veio para conturbar ainda mais a situação educacional brasileira - como se não bastasse o péssimo ensino nas escolas públicas.
            Logo após a realização das provas, li que o ENEM pode ser cancelado. Torço fortemente para que isso aconteça. O certo seria se cada universidade escolhesse sua forma de conduzir até elas, os estudantes, e não uma prova que envolve um enorme número de pessoas em todo o Brasil, o que aumenta as chances de fraudes.
            Como disse, espero que o ENEM desapareça. Espero que seu futuro seja bem curto.
 Não sei se meu texto serve para algo quanto ao fim do ENEM. Creio, tristemente, que não. O que eu, e muitos, temos que fazer, é torcer pelo seu fim e esperar um amanhã diferente para o nosso Brasil, que por ora, pode começar com a “morte” do nosso tão amado ENEM.



E só...

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, o ENEM poderia até não acabar, MAS É MUITO MAIS FÁCIL PARA O GOVERNO ACABAR COM O ENEM DO QUE DAR ENSINO AOS 4 CANTOS DO BRASIL. Por isso, no momento, o mais certo a ser feito é extinguir o ENEM, e num futuro, levá-lo à tona mais uma vez.
    Tudo minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. Bom, sem dúvidas o ENEM não passa de uma forma do governo mostrar serviço, mas em quanto tivermos dois países dentro de um só (sul/sudeste/centro-oeste e norte/nordeste) não teremos um país com educação de qualidade e nunca será desenvolvido. O que vimos nessa última eleição foi uma proposta central: Educação. O melhor a fazer é esperar pra saber se vai seguir o padrão da política (não fazer), ou realmente vamos ter um Brasil com educação de qualidade.

    Obs.: Na minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. "dois países dentro de um só" Muito Bom!

    ResponderExcluir
  5. O ENEM já vem a algum tempo sendo desvalorizado por muitos, principalmente pela fraude no ano passado, e pode visto como algo que pode ser contarditório: melhorar a educação brasileira atravéz dos índices de comparação entre estados minimizar e diferença ou aumentar e mostrar o enorme descaso que a educação pública sofre, principalmente se compararmos os estados do Sul e Sudeste com os do Nordeste. Vimos isso já no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - a diferença de notas entre essas regiões. Agora imaginem a seguinte situação: dois alunos, um do Sul e outro do Nordeste, fazendo o ENEM para concorrerem a mesma vaga. Cientificamente os números mostram que as vagas serão dos estudantes do Sul do país, já que a educação pública de lá é bem melhor do que a nossa. Seria interessante, e até mais justo, a universidades adotarem seus próprios mecanismos de escolha, por região. Pois, os filhos do nordeste, com uma vida historicamente sofrida, terão ainda mais dificuldades de engressar no ensino superior se forem competir diretamente por vagas com os filhos do Sul/Sudeste. Então só posso dizer: temos que ter esperança para que, não que o ENEM acabe, tenhamos um educação de qualidade já que é um processo aprovado por muitos, pelo menos igual ou semelhante a do sul do país. Sem falar, também, na desumana quantidade de questões por dia, 90 por dia e ainda mais a redação é muito para concurseiros imaginem para presta uma prova como essa pela primeira vez.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você, Luiz, quando fala: “...no momento, o mais certo a ser feito é extinguir o ENEM”... . Mas discordo quando fala: ...”e num futuro, levá-lo à tona mais uma vez”... . Mas é claro, como você falou, é sua opinião. Sei que quando você fala que num futuro ele deve voltar, é levado em conta, que ele deve ser modificado.

    Quanto ao fato, das universidades que aderiram ao ENEM, acho um absurdo. Não sei, baseado em quê, eles acham que o ENEM, pode selecionar pessoas “boas” para adentrar em seus ensinos. Cada uma devia cuidar do seu sistema de escolha. Cada uma elaborando o seu, pode ser mais difícil haver fraudes. E realmente escolheriam pessoas mais capacitadas. Falando isso, não menosprezo os que não têm ensino de qualidade. Até porque, faço parte destes.

    Agora, se é quase impossível as Universidades não aderir ao ENEM, é necessário que ele seja reconstruído, com melhores alicerces. Pra quê tantas regras, se não são postas em prática? Dizem que não podemos usar lápis, relógio, calculadora, que revistam os banheiros, enfim. Mas pelo menos não vi isso sendo proibido. Pelo menos, presenciei uma pessoa usando calculadora e nenhum fiscal revistando o banheiro.

    Quanto ao Lucas, concordo também. Realmente existem dois “brasis”. Não no contexto das belezas e das precariedades aqui existentes. E sim na qualidade da educação. Não é exagero considerar que temos um dos piores ensinos do Brasil. E aí? Como fica nossa situação? Uma pessoa de qualquer estado vizinho tem um melhor ensino que o nosso. E conseqüentemente, tomará uma vaga, que pode ser considerada nossa.

    Enfim, só sei de uma coisa: O ENEM do jeito que está, é uma porcaria.
    Acordem políticos! Vejam isso!


    Será difícil...

    ResponderExcluir
  7. Disse ”e num futuro, levá-lo à tona mais uma vez”. Só que para que essa volta aconteça, ele (ENEM) teria que estar TOTALMENTE reformulado. E mais: para haver uma volta, ele teria que "ir embora" primeiro, e temo que isso não aconteça. E reafirmo: toda universidade tem que ter sua maneira de selecionar estudantes, e não por meio de uma prova nacional.

    P.S. Na sala em que eu estava, um aluno usou, como em um lugar qualquer, lápis e borracha.

    ResponderExcluir
  8. Gente...

    Além de falar nas diferenças na qualidade de ensino - que são estupidamente imensas - entre os dois "brasis", acho conveniente lembrar que, se nós (me incluo pois também sou vítima de um ensino público de péssima qualidade)não tivemos condições financeiras de estudar numa escola melhor,como conseguiremos, além de competir pela vaga, ir morar em outro estado pra fazer uma faculdade?

    A coisa complica ainda mais.

    Só quem está na Universidade sabe o gasto diário necessário para se conseguir estudar... Alimentação, transporte, trabalhos, pesquisas, livros, xerox... Se já é difícil, imagine adicionar MORADIA... E mais, em outro estado...


    Na minha opinião, ENEM deveria continuar sendo o Exame Nacional do Ensino Médio, onde se pode avaliar como está sendo o Ensino, para tentar reestruturar a educação no Brasil, e não como uma maneira nacional de limitar, ainda mais, o acesso da maioria ao direito de educação de qualidade e gratuita (claro que utopicamente falando).

    'Lutar por igualdade significa respeitar as diferenças.'

    Amanda Rosendo

    ResponderExcluir
  9. Totalmente certa, Amanda. Você que já está lá, sabe como é.
    E é uma boa ideia mantê-lo apenas como sendo uma prova avaliativa.


    Acabei de ler: ENEM de 2010 foi cancelado, ainda cabendo recurso.
    Vamos esperar, é só o que temos a fazer...

    ResponderExcluir
  10. ENEM que a vaca tussa eu farei essa prova outra vez...

    ResponderExcluir
  11. lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ' Essa foi foda! shauhsausuasuahsuahsua

    ResponderExcluir
  12. Ainda lembro o quanto comemorei ao saber que a UnB (Federal mais perto) não usaria a nota do ENEM quando prestei vestibular.
    Algo tão falho assim apenas causa vergonha aos brasileiros e prejudica os estudantes que se preparam para realizar uma prova onde podem entrar em uma faculdade sem nem saber se esta valerá algo... =/
    Bom blog!
    Thai

    ResponderExcluir
  13. By the way, passei na UFAl pra Eng. Civil e não precisarei responder à prova do ENEM novamente =)

    ResponderExcluir