sábado, 9 de outubro de 2010

O gosto musical dos brasileiros.
















       


             Hoje, a democracia é um ponto forte do Brasil. O Brasil é um país democrático – apesar de que nele o voto é obrigatório, e isso não é nem um pouco democrático – e com uma imensa população, o que remete a uma grande variedade de estilos musicais ouvidos por nós.
            A liberdade e a facilidade de se ouvir música é tanta, que todos possuem músicas de variados estilos em seus celulares, pen drives, computadores. O problema de baixar músicas da internet seria o quê? Vírus? Não. Um problema como esse é facilmente resolvido por qualquer um que tenha o mínimo de experiência com computadores. A tranqüilidade e rapidez de se fazer um download cresce a cada dia, e junto a isso, um número maior de músicas de má qualidade “soltas” por aí.
            O que EU considero como música de má qualidade? Uma música que não acho que deva ser chamada de música. Exemplo: “Essas damas tão bonitas /  São damas maravilhosas / E dançando a tarraxinha / Ficam todas glamurosas / Eu fui no boda da pesada / Dancei com a dama sem parar / Eu aprendi a nova dança / Agora eu quero tarraxar.” Depois disso, eu vos pergunto: Isso é música? Meu Deus! O que passa na cabeça de uma pessoa que passa horas ouvindo uma música cuja letra causa nojo? Nojo maior tem que se ter desses ouvintes que nunca ouviram música de verdade, com letra, que não gostam ou até mesmo não aprenderam a usar o cérebro. Veja e comprove: Apresentação "com toda qualidade" da Banda Tarraxinha
            Eu citei a “banda de grande sucesso”, Tarraxinha, mas também poderia ter falado das bandas de “Rock Colorido”, das de “Rock ‘Pesado’” - Aquelas que só se escuta o som das guitarras e bateria – muitas bandas (ou duplas) de forró e do chamado “Sertanejo Universitário”. Claro que há exceções, mas em geral, esses estilos musicais lideram o ranking das músicas ruins, ranking que não existe de fato, mas deveria.
            O forró, por exemplo, é um ritmo dançante, portanto, não entendo o porquê de uma pessoa passar o dia ouvindo-o sem que esteja em condições – não físicas, mas o local em que está – de dançar. Ninguém escuta forró pela letra, e sim pelo swing, pela levada, considerada “gostosa”. Ir a um Show de forró é uma coisa muito comum, vão a fim de dançar, mas como eu disse: ouvir em casa, o dia todo... Nunca vou entender o real motivo.
            Enfim, não tenho nada contra certas vertentes musicais e sim com suas letras. A liberdade está aí para isso, cada um ouvir o que bem quiser. Mas, como muitos fazem, obrigar o outros a ouvirem músicas é uma atitude repugnante.





CAMPANHA: “DÊ UM FONE AO SEU AMIGO”.





P.S. Algumas músicas desses estilos musicais citados são consideradas, por mim, com “Música Pra Surdo”.

Sujeito às críticas. Abraços.
           

E só...

7 comentários:

  1. Henrique, que bom achar pessoas que ainda gostem da verdadeira música. Também acho ridículo as pessoas que adoram esses tipos de músicas, nada contra as músicas, mas sim contra as pessoas que escutam e defendem com argumentos fúteis esses "compositores". Bom texto.

    ResponderExcluir
  2. Ah, meu caro. Tem gente que, como eu disse, não gosta de usar o cérebro. Nem ao menos pra escolher música, imagine pra fazer escolhas mais complicadas... Isso é triste. O povo gosta de estar na merda.

    ResponderExcluir
  3. Caro Henrique Rosendo... Geralmente, tem uma galera mala no busão ouvindo cada coisa; o pior é acham que todo mundo gosta, ou que, pelo menos, estão exibindo seu aparelhinho eletrônico...
    Adorei o slogan da campanha...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Bem dito Henrique. O povo gosta de estar na merda. Nada mais.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Apoio totalmente!!! Aproveite e indique cantores, bandas e músicas que devem ser escutadas no dia a dia...

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Cara, eu ouço de tudo um pouco. Vários estilos.

    Tem bandas que eu curto mais, outras menos. De algumas bandas eu conheço apenas uma música e toco no violão.

    Ouço mais: Engenheiros, Beatles, John Mayer. Mas escuto tudo que é bom.

    A definição de "bom" depende de cada um. Aí complica. =)

    ResponderExcluir