Nos dias 06 e 07 de Novembro de 2010, foram realizadas as provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio - que por hora, não são de muita serventia para o ingresso direto na universidade.
O ENEM deste ano foi considerado, desde o começo, como inseguro - devido ao escândalo que ocorreu no ano passado – sendo deixado de lado por muitos estudantes, o que foi comprovado pelo alto número de faltas registrado. Para cavar ainda mais o buraco que o ENEM vem cavando, ocorreram erros também neste ano.
Uma dúvida, que não é apenas de quem vos escreve: 180 questões e uma redação comprovam se determinada pessoa é capaz de ingressar numa universidade? No 1º e 2º dia, os tempos de prova foram 4h e 30 mim e 5h e 30 mim, respectivamente. Será que é um tempo que respeita a condição física de simples (e tão complexos) seres humanos? Não! O ENEM é um exagero, foi criado com o intuito de “melhorar a qualidade do ensino no Brasil”, o que, de fato, é pura conversa fiada. Veio para conturbar ainda mais a situação educacional brasileira - como se não bastasse o péssimo ensino nas escolas públicas.
Logo após a realização das provas, li que o ENEM pode ser cancelado. Torço fortemente para que isso aconteça. O certo seria se cada universidade escolhesse sua forma de conduzir até elas, os estudantes, e não uma prova que envolve um enorme número de pessoas em todo o Brasil, o que aumenta as chances de fraudes.
Como disse, espero que o ENEM desapareça. Espero que seu futuro seja bem curto.
Não sei se meu texto serve para algo quanto ao fim do ENEM. Creio, tristemente, que não. O que eu, e muitos, temos que fazer, é torcer pelo seu fim e esperar um amanhã diferente para o nosso Brasil, que por ora, pode começar com a “morte” do nosso tão amado ENEM.
E só...